segunda-feira, 7 de dezembro de 2009



Conheci Juliana num treinamento de professores de alfabetização de jovens e adultos aqui na minha cidade.
A duração técnica do curso era curta, mas as aulas diárias eram longas e exigia de nós muita paciência e dedicação.
Lembro que já tínhamos participado de algumas aulas, quando Juliana chegou para tempestuar a sala com seu jeito autoritário e confiante.
Mal se sentou e já começou a falar, dar palpites um atrás do outro.
Sua maneira explosiva fazia com que a classe ficasse boquiaberta, indignada e louca para se atracar com ela.
Parecia que ela estava em outra sintonia, ignorava todos e tudo e ia tecendo seus comentários como se fossem únicos.
Quando tivemos que apresentar o trabalho final, fomos colocadas no mesmo grupo,e eu engoli a vontade de nocautear aquela loirinha empinada.
Após o curso, nos separamos e não tive mais noticias dela até que um dia em uma reunião dos ex alunos, nos encontramos e tomamos conhecimento que seriamos colegas de classe novamente.O curso de pedagogia tinha acabado de abrir em nossa cidade, e nos matriculamos na mesma classe.
Não imaginava que por azar (sorte), acabaríamos pertencendo ao mesmo grupo de trabalhos, visto que ela tinha saído de outros dois por incompatibilidade temperamental.
Mas o que parecia que seria um mau agouro, foi uma alavanca em minha vida.
De aloprada, descobri nela uma moça inteligente com uma enorme vontade de crescer. Não tinha limites em trabalhos e pesquisas o que empurrava nossa equipe para a realização das atividades em classe.Numa rotatividade muito além da calma classe,ela pintava e desenhava os arabescos das matérias.Ela deu pinceladas de vermelho,verde,azul, roxo e amarelo,numa sala rosada. Desenvolvemos projetos, trabalhos, frequentamos todos os programas culturais possíveis ,fomos a teatros, cinemas (sempre levando nossa pipoca de casa quentinha)palestras,montamos peças de teatro infantil, portfólios ,tcc, pesquisas,leituras,e atividades educacionais.Juliana nunca me bloqueou, pelo contrario,me entusiasmava e me empurrava para crescer. Me apoiava e criava junto comigo. Foram quatro anos de atividades intensas dentro e fora da faculdade.Com ela voltei a ter muitos anos a menos, porque ela não via a idade, nem nada que pudesse separar as pessoas.Aproveitei esses anos com muita alegria e entusiasmo sempre com ela ao meu lado.
Viajamos para outra cidade,tomamos chuva,andamos pelas lojas,vasculhamos vitrines,almoçamos nos lugares mais baratos e interessantes,fizemos compras,comemos pizza, tomamos um chopinho(um só) andamos de ônibus,abraçamos palhaço,assistimos filme alemão só para contar ponto no nosso currículo ,fomos a debates de Psicólogos sem entender nada do que falavam,assistimos palestras diversas e comemos de bico em recepção no senac,sonhamos com namorados (na época estávamos solteiras)fomos as atrizes das nossas peças,escrevemos poesias,histórias,fizemos planos que também não deram certo, outros prosperaram,trocamos presentes de natal, aniversario,choramos e nos demos força em horas preciosas........Quanta coisa!
Hoje separadas pela distancia, mantemos contatos por meios eletrônicos, e por esse motivo resolvemos montar um blog para continuar com nosso entusiasmo e vontade de crescer. As nossas experiências podem começar de uma forma nada convencional,afinal nem sempre aquele que sorri de primeira continua gentil.Nós nos conhecemos e enxergamos o que tínhamos de bom e isso é o que ficou.


2 comentários:

  1. Eva, li emocionada esse post (aliás hoje tô uma manteiga e nem na tpm tô!!!! rss). Adoro a Ju, nos conhecemos no Live lá por meados do fim de 2004... na vida dela muita coisa aconteceu, na minha, estacionou. Fiquei feliz de monte ao ler tudo isso... já tive amigas de pegar chuva juntas ou catar moeda spra ir juntas no cinema... ahh saudade. Pena que vocês nao deram sequência no blog juntas. Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Cris.....que bom saber que alguém entendeu o que escrevi ,de maneira especial sobre a amizade.Amo pessoas,gosto de estar perto,mas nem sempre somos aceita...e a JU foi um tipo de pessoa que nem conseguia lembrar a cor de um dos seus namorados(moreno escúrissimo)porque para ela não existe cor,raça rico...se ela gostar da amizade é o ponto final.Pena não sermos todos assim....sinto muitas saudades dessa época tão próxima.Um abração para vc

    ResponderExcluir