quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os anônimos




Os anônimos em nossas vidas são quase que despercebidos, mas no meu caso mudaram histórias.
É acordar pela manhã sem o ânimo costumeiro por causa de um problema ou depressão, e andando pelas ruas, alguém te sorrir com um bom dia, e você se sentir aquecida e melhorar seu astral. É aquela pessoa que vendo a porta do seu carro aberta, tenta ultrapassar onde não é possível, emparelha correndo o risco de trombar, mas ainda tem tempo para abrir o vidro e gritar: "a porta esta aberta PORRA"!(a palavra em questão não foi considerada um palavrão e sim um desabafo por parte do motorista suicida bem intencionado que veio por quarteirões tentando me avisar e eu totalmente desconectada nem o percebi). Você entra numa loja e alguém elogia seu vestido e você se sente maravilhosa mesmo o tendo colocado  do avesso (isso acontece comigo). Alguém te deixa passar na frente como cortesia, claro que muitas vezes sua carteira some, mas isso são outros detalhes. Eles estão por ai e fazem toda diferença.
Certa noite, quando dirigia o carro com meus seis filhos brincando no banco de trás ,voltando de um passeio por uma estrada (sempre uma estrada na minha vida), acabou a gasolina no meio de uma curva, onde ônibus e caminhões passavam acelerados. Não tinha acostamento, e o meu pânico cresceu tanto que tremia e chorava.Nenhuma idéia do que fazer, porque não levava dinheiro, aliás nem bolsa e documentos (isso também acontece muito comigo).Não existia celular (época mesozóica)Os automóveis passavam buzinando como se eu estivesse parada lá para fazer alguma entrega ou papeando com alguém... Coisa de louco!
Gritavam tudo o que podiam, mas ninguém tentou ajudar ,até que um senhor parou o carro na frente e veio em minha direção perguntando qual o problema.Pedi para que chamasse meus amigos e lhe entreguei um número de telefone. Tinha a certeza que viriam em meu socorro. Esse anônimo quis fazer muito mais do que somente ligar para alguém. Sabendo que eu estava com tantas crianças e sem dinheiro, pediu para que eu esperasse dentro do carro ,que era o lugar mais seguro.
Ele foi até o posto mais próximo , bem longe, na direção oposta ao seu caminho. Comprou combustível com seu dinheiro, voltou a pegar todo o trânsito e colocou o combustível no meu carro. Além de tudo que já tinha feito, quis me acompanhar até a entrada da cidade em que eu morava para ter a certeza que chegaríamos bem... Despediu-se com uma buzinada e seguiu assim que alcançamos o portal.
Não imagino como seria o final dessa pequena odisséia se esse anônimo não tivesse parado e nos ajudado. Aos anônimos que atravessam e atravessaram a minha estrada, muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário