quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bolo,doces,amigos e presentes



O calendário ficava pendurado ao lado da geladeira, numa parede cheia de badulaques.
A primeira coisa que fazia ao acordar, era correr para as folhinhas e riscar mais um dia.
Quantos dias faltam ainda?Mais quantos dias? E ficava contando nos dedinhos para saber quanto tempo teria que esperar para a festa de aniversário.
Tinha convidado toda turminha do bairro, escolhido o vestido para o dia e confirmado a presença de todos.
Na véspera, não preguei os olhos de tanta ansiedade.Ficava sentada na cama pensando nos presentes que ganharia e nos doces que degustaria.
Ao amanhecer do grande dia,tomei café e corri ajudar a mama a fazer os docinhos e salgadinhos que alegrariam a mesa.Mama ficava cozinhando recheios para as carolinas,canudinhos e bolo.Preparava os sanduiches com sardinha e cheiro verde;mas o bolo era uma coisa para a família toda participar.Muito grande e cortado ao meio ,quase nunca ficava plano.Com um lado mais baixo do que o outro, a cobertura teria que ser bastante cremosa e densa para esconder os pequenos defeitos: os cinco centímetros de diferença.
Mama coloria o glacê com uma bisnaga de anilina rosa,uma porção de jujubas coloridas e confeitos prateados em forma de pérolas.Lambuzava tudo isso sobre o bolo já frio e colocava as velinhas . Estava pronto para ir para a mesa.
A festa era feita na cozinha,no meio das panelas e fogão.Não tínhamos preconceitos.
Recortávamos figuras em cartolina,colocávamos purpurina e colávamos nos ladrilhos.Um monte de balões de ar espalhados nos cantos da casa e muito guaraná para festejar.
O banho nesse dia era rápido, queria estar na porta para receber os presentes (ops!) os amigos.
Eram lembrancinhas que não passavam de bagulhinhos; fariam qualquer menina nos dias de hoje chorar , mas eram mimos para meus olhos de criança.
Canecas de louça, caixa com seis lápis de cor, chaveirinho, decalcomania,sabonete em caixinhas de dois,talco,meia, lencinhos bordados em caixinhas , bibelô (muito na moda na época),lacinhos de espuma para colocar no cabelo,até fitas de ovo de páscoa, amassada e embrulhada e o famoso vale presente(aquele que nunca chegava).
Ficava olhando para os presentes colocados no sofá, me deliciando com tantos cacarecos coloridos.
Mama chamava todos para a festividade que já tinha hora para terminar e ,com um parabéns,cortava o bolo.
Nada era tão delicioso como o bolo da mama e nem como seus quitutes.
A meninada comia a vontade e corria pela casa brincando de pega-pega,balança caixão,trepa-trepa,cobra cega,barra manteiga e bola atrás.
Entre recadinhos de namoricos, troças e tombos no chão, mamãe dava o sinal de que deveríamos terminar aquela comemoração.
Com beijos e tapas, nos despedíamos com um até amanhã.
Levava todos os presentes para meu quarto, e depois de muito fitá-los, acabava adormecendo no meio deles.
Como eram doces meus aniversários. Nunca mais tive um assim.
Este ano vou fazer algo diferente. Vou riscar na folhinha os dias que faltam e planejar uma festa com bolo rosa e carolinas de chocolate. Vou convidar meus amigos para juntos comemorarmos meu aniversário.
Só não vale trazer sabonete e nem chaveirinho, mas aceito os lápis e muitos selinhos.
Você vem?





3 comentários:

  1. ai eu quero ir nesse aniversário.. te levo uma caixa de lapis de 36 cores.. heheh
    bjus Eva,estava com saudades de vir aqui me deliciar com seus textos

    ResponderExcluir
  2. Oi Eva, que honra termos o mesmo nome né? eu amei teu blog, não consigo saber se já sigo vc porque nem no meu e nem no teu blog aparecem os seguidores, hoje, mas voltarei quando o blogger ficar bom dessas gripes, tantas que pode virar numa pneumonia eheh, como deixa a gente insegura esses pirepaques do blogger, mas então, adorei sua forma de escrita, deliciosa, envolvente, já estou chegando nesse aniversário, cheia de flores, vc deve gostar... beijinhoos.

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar que eu vou postar mais coisas interessantes que vi, mas nao viajei muito nao Eva.
    Hoje publiquei seu texto "Preciso de você",

    brigadim e bom sábado!

    ResponderExcluir