domingo, 26 de fevereiro de 2012

As três Marias




Maria Aparecida levanta bem cedo e coloca a água para ferver. Tira um pouco pro café e a outra parte, joga na lata do banheiro para tomar  banho
Com os cabelos escorridos e molhados,se enrola numa toalha e vai tomando seu café com pão.
Ainda dá tempo para colocar a roupa, que ficou de molho no tanque,no varal e aproveitar o sol que esta nascendo.
Sai com o coração nas mãos ,deixando seus pequenos a sorte do dia.Deixou arroz e feijão e um montão de pão.
Desce a ladeira ,com sua sacola de pano e tamancos de madeira batucando no chão,no seu ritmo alucinante de chegar depressa no trabalho.
Maria Eduarda,com preguiça de levantar,se espreguiça na cama.
O rosto cheio de cremes da noite,toma um banho quente durante horas,coloca seus vestido de jeans ,uma sandália de salto e desce para o café.
Torradas lambuzadas na manteiga e geléia degustadas com paixão, lê seu jornal nos classificados, confirma a manicure para logo mais.
Sai com seu carro da garagem apressada para não perder a hora.
Maria Elizabeth,espera no seu quarto o café da manhã,que lhe é trazido pelo mordomo da casa.
Ovos quentes,sucos de laranja e tamarindo ,pedaços de frutas cortados em losangos,creme de papaia e um pedaço de torta de chocolate.
Entra na sua limusine prateada e pede para que o chofer a leve para o escritório onde terá uma importante reunião de negócios.
O dia passa rápido para as Marias que voltam para casa.
Maria Aparecida,abraça seus filhos,agradece a Deus por tudo estar bem e em volta da televisão ,divide o pequeno pedaço de bolo que ganhou da patroa.
Maria Eduarda,prepara um sashimi com as fatias de peixe que deixou no congelador,procura por seus hashis de madrepérolas e como um Buda,se posiciona para saborear seu jantar acompanhada por músicas orientais ,a meia luz.
Maria Elisabeth,abre uma garrafa de vinho seco,um genuíno Rubi Violácio (combinação de frutas frescas , notas elegantes de tabaco,cacau e pimenta negra) e esticada no seu Chaise Lounge, pensa nos lucros obtidos no seu dia.
As Marias dormem e sonham.
As Marias se soltam em suas nuvens e viajam por lugares longínquos,onde só os espíritos podem estar.
Vagueiam por lugares inimagináveis, vasculham por pedras preciosas, mergulham em águas tranqüilas,se vestem com roupas formosas,saboreiam manjares celestiais.
Compartilham momentos não divididos com os mortais e são tocadas por um amor profundo umas pelas outras.Sentem o gosto da igualdade e aprovam.
As Marias acordam e seguem em seus ritmos.
Suas vidas se cruzarão e selarão o que fora combinado nos sonhos.
Maria Elizabeth precisará de uma gerente para administrar seus negócios lucrativos e encontrará os trabalhos de Maria Eduarda,que precisará de uma governanta para cuidar das atividades da casa e filhos e simpatizará com Maria Aparecida que terá maior sustentabilidade financeira com o novo emprego.
As coisas acontecem...
Mesmo que fujam da nossa compreensão.



3 comentários:

  1. Bom dia Evinha, me identifiquei com Maria Aparecida...lindo texto, os sonhos se realizam sim, meu desejo é que as Marias Aparecidas dessa vida, despertem seus sonhos, bjinhos, querida, um final de semana muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida....também me sinto um pouco maria....maria aparecida e uma parte maria eduarda.....não sei realmente como a elizabete se sente,mas quem sabe algum dia????rsrsrs...obrigada pelo carinho e beijokas para vc

    ResponderExcluir
  3. puxa Eva... penso, estudo, falo, escrevo tanto sobre as desigualdades sociais... vc fez do seu texto um belo encontro sobre os (as) desiguais, que no fundo são tão iguais... em seus sonhos, esperanças... espero que seja um encontro de crescimento... bjsssss...

    ResponderExcluir