sexta-feira, 29 de abril de 2011

O buque da noiva






Seus sonhos estavam todos espalhados naquelas poucas mesas mal arrumadas, com um pequeno vaso ao centro entulhado de flores do campo, murchas e sem graça.
Os convidados chegando e sentando sem nenhuma cerimônia, pegando seus pratos sem a presença dos noivos e se servindo no balcão de quitutes.
O bolo pequeno colocado no centro de uma mesa com toalha transversal e pontas tortas, com poucos doces espalhados sem nenhum contexto e um pequeno arranjo de flores colhidas do quintal.
Tantos anos sonhando, esperando e planejando. Dera tudo errado.
O dinheiro escasso, o emprego perdido, a casa alagada e destruída pelas chuvas abundantes.
Como queria acordar e sentir que tudo não passava de um pesadelo, que teria ainda tempo para providenciar um casamento como imaginara: cheio de aparatos suntuosos com fitas laterais, velas e muitas flores, um bolo enorme de mármore rosa, com noivinhos no topo encenando uma faceta cômica, com padrinhos e madrinhas de chapéus e seu pai a levando ao altar.
Ela com seu vestido tímido, um véu escorrido até o ombro, não conseguiu impedir as lágrimas e disse que era de felicidade.
O almoço aconteceu rapidamente porque todos estavam famintos.
Os convidados levantaram e foram embora.
Deixaram para trás mesas sujas, desarrumadas, pedaços de bolo no chão e uma noiva com um buque de rosas nas mãos, porque não esperaram por ela jogar.
Voltou-se para sair da sala e parou bruscamente. Fez meia volta, ergueu seu vestido e seguiu até a área da cozinha onde trabalhavam várias moças lavando e secando pratos e panelas.Fixou uma a uma no rosto e parou diante de uma mocinha pequena, franzina que areava uma panela enorme.Fitou-a profundamente  e entregou-lhe o buque com todos os laços e perolas que lhe formavam.Esboçou um sorriso e lhe desejou felicidades.
Saiu dali como se tivesse passado adiante o peso do seu casamento.Ao menos fizera alguém feliz.
Desvencilhou-se da sua roupa de núpcias e com uma angustia que apertava seu coração,foi para aquela que seria sua casa.Dois cômodos no fundo do quintal da sogra.
Para aquela que recebeu as flores, uma nova vidraça se abriu: a de ter sido escolhida para um presente. Um presságio, uma profecia de que ele a amava e que em breve pediria sua mão?
Passou o resto da tarde areando as panelas com um ar de felicidade.


14 comentários:

  1. nossa, que lindeza de texto.
    um peso esse casamento... essas ilusões.


    bjsmeus

    ResponderExcluir
  2. Vc passou para visitar meu blog,muito obrigada fernanda e volte sempre.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ai Eva eu senti todo um peso em cima de mim agora me deu vontade de sair correndo como se eu estivesse com o vestido da noiva do seu personagem!

    Belo texto ficou até real pra mim demais hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Eva, seus textos parecem vivos. Me dão a sensação de estar vivenciando a história, o conto ou seja lá o que for. A noiva com seu ar triste deixou um rastro de felicidade. Sempre encantador, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eva, vim retribuir a visita e adorei o teu blog tb. Os textos são superlegais. Tô seguindo, tá. Bjokas.

    ResponderExcluir
  6. Juliana,Elaine e Rosicarmen.....obrigada pela visita e por deixarem um pouco de vcs........tenham uma semana linda e beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oiii Eva!!! É vc mesma.... Ta lá o selinho é só pegar... rsrrs É que eu postei na pressa e fiquei com preguiça de avisar... rsrss
    Beijinhos!!! Bom começo de semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Tao perfeito e real que eu tbm me senti como se fosse a noiva, tadinha...

    Eva querida, fiquei horrorizada com o que vc falou da mulher na comunidade do orkut, que horror!! meu Deus, aonde as pessoas sao capazes de chegar?

    ResponderExcluir
  9. Nossa Eva! Você é uma escritora de mão cheia! Amei seu conto! Fantástico. Adoro conhecer pessoas que sabem se expressar com as palavras e me tornei sua seguidora. Continue sempre! Não pare nunca! Não sei quem será o ganhador, mas uma certeza eu tenho, vindo da Elaine, será merecedor do prêmio! Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  10. Eva, linda... espero que muitos buques venham ser entregues nas nossas mãos =)
    boa semana pra vc.

    ResponderExcluir
  11. Oi Eva que nome lindo vc tem! ehehe, amei tua visitinha e o teu blog, menina, vc é mestra com as letras, nos envolve direitinho e a gente aoompanha teu raciocinio e vive tuas histórias, que prazer tê-la como seguidora, virei tua fã, parabéns pelo blog, pelo selinho merecido e seja muito bem vinda ao meu blog, boa semana querida, volte sempre.

    ResponderExcluir
  12. Que surpresa boa receber vcs aqui...Kati,Eva,Giovani,Miriam e Nina obrigada pela passagem e pelos comentários.
    Abraços e até mais

    ResponderExcluir
  13. C.agradeço sua visitae por ter ficado,seu blog é lindo e seus textos também,foi meu prazer ficar por lá tb.
    A juliana é uma amiga muito especial,sempre me dando uma força rsrsr...abraços e nos vemos

    ResponderExcluir