domingo, 17 de abril de 2011

As vozes dos que moram no meu quintal




A delicia de morar numa região turística no interior, é que ela possui geralmente uma natureza preservada e única.
As ruas da minha cidade, são cheias de árvores, muitos morros e campos verdes.
Já morei num lugar onde os gases dos caminhões e carros,vinham me acordar ao amanhecer,ou então o som metálico das canecas dos presos na delegacia próxima batendo nas grades pedindo café.
Quase não escutava os pássaros, que raramente pousavam no quintal cheio de fuligem.
Hoje, quando arregaço as cortinas do meu quarto pelas manhãs, o quintal esta cheio desses animaizinhos ávidos por comida.É quando escuto as vozes dos filhotes.Com piados fortes,mas mais suaves, eles não param até que suas mães encham seus bicos e bandulho de comida.
Parece uma feira, onde todos falam e se comunicam.
Nos muros que funcionam como poleiros,eles descem aos montes e se hospedam até que tenham obtido o alimento necessário.Maritacas,pombos,sabiás,bem-te-vis,pardais,rolinhas e tantos outros que aqui estabelecem habitação periódica ou constante,arruaçam meus dias com tons de alegria.
O anoitecer não perde seu charme, os pequenos pássaros que foram dormir, se esconderam nas grandes árvores que abrigam e dão conforto. Ao passar por uma delas, o som deles  preparando-se para o anoitecer é ensurdecedor. Parecem resmungar por seus lugares nos galhos, como mamães colocando seus filhos para dormir.Passam horas até que a noite se completa, e o silêncio se faz cair.
Então,aparecem as corujas, que noturnas saem dos seus esconderijos nos terrenos baldios, como mortos saindo das sepulturas, com seus olhos arregalados e famintos. Ai dos ratos e pequenos animais que perambulam pelas noites, poderão e certamente muitos estarão com seus dias pela terra encerrados.
A parte mais suave do anoitecer, são os pequenos insetos como os grilos, mariposas que ruidosas devoram as folhas nos galhos ainda verdes; os insetos que vêm atraídos pelos perfumes das flores polinizá-las e voam ruidosamente em volta de cada uma delas;os vaga-lumes que com suas luzinhas prateadas iluminam os quintais, quebrando pedaços da escuridão na boca da noite.
Um passeio pelo jardim e uma pequena parada para vivenciar essa paz, é um presente que funciona como um tranqüilizante para uma noite bem dormida.
Observar essa variedade imensa de vida que meu quintal acolhe é uma aventura que me traz muita emoção.
 


4 comentários:

  1. Sua morada é um lugar muito especial mesmo. Uma delícia navegar por suas palavras. Seu post me encheu de uma sensação de paz e serenidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu passiei pelas suas palavras, entrei em ruas e becos, subi e desci paisagens guardadas na memória, toda vez que leio um texto, crônica sua eu escuto com a sua voz rouca e suave... tenho que vir ler aqui antes de dormir...

    Pode apagar a luz agora por favor?

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Conheça as minhas meninas http://juliramalho.blogspot.com/2011/04/tigrinha-gata-beata-e-missy-gata.html

    e passa lá no post do sorteio do livro ok?

    ResponderExcluir
  4. Elaine obrigada pelo comentário,a paz e serenidade são elementos importantes para se começar bem uma semana,fico feliz que conseguiu obter esses sentimentos.Um abraço para vc.
    Juliana.......a nossa Jaqueira,fica lotada de passaros,vc certamente sente muitas saudades.
    espero que tenha dormido muito bem rsrsrsr
    vou conhecer suas gatinhas....um abraço

    ResponderExcluir