segunda-feira, 11 de junho de 2012

A visitante



Ela aparecia sempre às quatro da tarde. Vinha com seu salto alto improvisando um barulho desde a esquina e só parava para dar uma sacudidela nos pés antes de entrar no meu jardin.
A casa toda florida.
O caminho de pedrinhas cercada por gramas e florzinhas selvagens, dava na porta da sala de estar.As janelas estilo vitória, vestiam cortinas de rendas brancas,para permitirem que o sol vazasse para dentro do ambiente,marcando o assoalho de madeira escura.
O cheiro do café tinha um poder de se espalhar por toda varanda, fazendo com que os caminhantes parassem e seguissem o cheiro gostoso lançado no ar.
Patrícia sabia disso e vinha com seu jeitinho brejeiro e um sorriso buliçoso sem se fazer anunciar.
Sentava na sala de jantar depois de dar calorosos abraços em mamãe e puxava uma xícara branca com filetes dourados que costumávamos usar para servir o café da tarde. Sem falsas cerimônias, apanhava o grande bule de ágata que estava no centro da mesa e enchia sua xícara com o café fumegante e profundamente escuro.
Dávamos risadas, falávamos sobre tantas coisas sem importância e os assuntos apareciam do nada sem que nada também ficasse na lembrança. Eram palavras que jogadas, combinavam com os momentos de prazer que sentíamos ali sentadas sem mais nada para fazer.
O sol já impaciente declinava para o anoitecer, as janelas eram fechadas, as luzes acesas, as panelas colocadas no fogão, para inicio do preparo do jantar.
Patrícia preguiçosamente se levantava para partir.
O silencio era absoluto, como uma forma indireta, para que sem assunto ela resolvesse sair.
Novamente o som dos seus saltos eram ouvidos até sumirem a distância. Sabíamos que na tarde seguinte, ela certamente, como que por acaso, estaria passeando por nossa rua e por uma coincidência clássica, pararia para mais uma tarde de café.

2 comentários:

  1. oi querida amiga.Sabe que eu entrei junto com essa Patricia para tomar café na sua casa?adorei seu post atual e o anterior.me sinto muito Maria.Que bom que voltou a escrever.Um grande abraço para vc e familia que não para de crescer.

    ResponderExcluir
  2. Marilia...........sumida.Saudades de vc .Agora estou tomando conta melhor do meu tempo e dividindo da melhor forma possivel.Amo escrever e não pretendo parar.Obrigada pelo recadinho carinhoso e espero que venha logo me visitar....beijokas para todos vcs e até a proxima

    ResponderExcluir