segunda-feira, 19 de julho de 2010

útimas esconomias




Ele chegou com alguns pãezinhos embrulhados, colocou-os na mesa da cozinha e disse num tom inquietante: "Foram minhas últimas economias. Não temos mais nada."
Fiquei parada em pé, olhando para a mesa e para meus seis filhos que brincavam no quintal despreocupadamente.
Preparei o lanche da tarde como de costume, nos sentamos e entre conversas e brincadeiras, tomamos nosso café da tarde, sem nenhum comentário.
Meus pais sempre próximos observavam a tudo sem nada comentar. E com cestas cheias de frutas e guloseimas para as crianças, fizeram desses momentos, quase que imperceptíveis para elas.
Queria tanto ajudar, mas com filhos pequenos, como trabalhar?
Certo dia, indo a uma farmácia comprar esparadrapo, encontrei uma amiga. Conversamos sobre as dificuldades em se achar um bom emprego e como as finanças estavam mal.
Quando fiz o meu pedido para o farmacêutico, ele quis saber se o esparadrapo precisava ser antialérgico ou não. Respondi que não, pois seria usado para tapar um buraco no braço do sofá.
Minha amiga não conteve o riso e ainda completou: "puxa! A situação está pior do que você descreveu".
A cena foi engraçada e ao voltar para casa, dei boas gargalhadas ao colocar a fita na cena do crime e com bom humor, coloquei uma toalhinha de renda em cada um dos braços do sofá, para esconder o remendo. Ficou ótimo.
Apesar da ajuda dos meus pais, precisávamos encontrar uma solução.
Em uma visita surpresa, uma amiga muito querida se envolveu com o meu problema (amigos também ajudam nessas ocasiões) e me deu uma idéia que a princípio não acreditei muito, mas depois de pensar melhor, decidi arriscar.
Dar aulas de música visto que estava terminando um curso de teclado e já tocava piano.
Não precisaria sair de casa.
Apenas duas semanas depois, estava com 20 alunos, e logo abri minha própria escola, num estabelecimento próprio.
Durante dez anos, trabalhei como instrutora de música para teclado. Ganhei meu pão e o de meus filhos.
As soluções para os nossos problemas acontecem, mas é preciso estar atento aos sinais que podem aparecer de formas tão diversas daquelas que estamos esperando. Antes de descartar uma idéia é preciso tirar as vendas dos olhos e principalmente do coração para que preconceitos não nos impeçam de progredir. Quase perdi o caminho,felizmente subi no ônibus.

Um comentário:

  1. Minha amiga "Guerreira",
    Lembrei-me como se fosse hoje... de cada detalhe, da emoção profundamente sentida, da esperança que ali nascia através do seu olhar brilhante, e da forte certeza que eu tinha de que VOCÊ conseguiria como conseguiu!!! VENCEU!!! Minha admiração por você é incomensurável e tenho um orgulho imenso de ser sua AMIGA, a sua IRMÃ de Coração!

    ResponderExcluir