sábado, 25 de setembro de 2010

Nós quatro.



Saíamos da escola ao meio dia,e já estávamos com saudades uma das outras.
Não esperaríamos até o dia seguinte para estarmos juntas novamente. Arrumávamos coisas para fazer . Eram sempre as mesmas histórias: trabalho escolar.
Chegava em casa, almoçava , pegava meu material escolar, gritava um tchau para a mama e saía ao encontro da amiga Sueli . Juntas, passariamos a tarde na casa da Vera.
Luiza já estava por lá nos esperando.
Colocávamos os livros e cadernos de lado, sentávamos na sala, e com a casa para nós (os pais da Vera trabalhavam o dia todo) ficávamos falando dos outros: meninos e paqueras.
Contávamos como tinha sido nosso bailinho no sábado, quantos beijinhos, o que falamos o que sentimos. Nada era segredo. Entre nós, toda sorte de acontecimentos eram expostos e escritos nos diários que mantínhamos individualmente. Somente nós estávamos autorizadas a ler as narrações que lá estavam escritas. Ninguém mais se arriscaria a fazê-lo sem correr o risco de morrer.
Saíamos juntas para procurar por roupas em lojas populares. Sempre, no meio de tanta quinquilharia, conseguíamos encontrar algo que seria usável e até causaria um frisson, bastando pequenas transformações.
Éramos inseparáveis!
De cabelos lisos escorridos pelos ombros até a cintura, calças de brim desbotadas, tênis nos pés e caras lavadas, andávamos pelas ruas contando piadas e deixando nossas marcas de felicidade.
Nossas reuniões só terminavam ao entardecer sem que um único livro ou cadernos fosse aberto.
Sempre regada a coca-cola e um bolo de chocolate que preparávamos enquanto conversávamos . Nos tempos mais pobres, nos divertíamos com pipoca e groselha.
Voltava para casa com os cadernos e livros nos braços suados, blusão amarrado na cintura, cara cansada, enfim com a aparência de quem estivera estudando para um vestibular.
E o bolo de chocolate sempre quentinho e cheio de calda.

2 comentários:

  1. Tia, como você escreve bem e bonito, gostoso de ler!
    Você conseguiu uma foto perfeita para essa história!!! fiquei com vontade de ter estudado com vocês, estudado as novas receitas de bolo de chocolate, os melhores negócios nas lojas populares e todo o comportamento humano masculino!!!
    Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. aprendi também, que o comportamento feminino conserva as mesmas raizes,o que modificou foram os frutos...os atuais são mais azedos e não tão floridos, mas o perfume que exalam são parecidissimos.

    ResponderExcluir